A Segurança do Trabalho é uma atividade que elabora os programas de prevenção de acidentes e doenças das empresas; desenvolve e implanta táticas preventivas; treina e orienta o trabalhador na prevenção de acidentes. Isso, por si só justifica a existência desse serviço nas organizações. A sua importância está no fato de que somente por meio dela é que são desenvolvidas essas ações de prevenção nos ambientes de trabalho. Saiba mais sobre essa atividade de grande utilidade para as empresas e para os trabalhadores.
Por que fazer Segurança do Trabalho nas empresas? Porque as empresas necessitam manter-se em operação sem incidentes e acidentes de trabalho e com os seus empregados livres desses infortúnios que, em geral, são ocasionados pela falta ou aplicação inadequada de medidas de prevenção. E essa falta traz grandes transtornos para o funcionamento de fábricas e escritórios.
A Segurança do Trabalho é desenvolvida por engenheiros de segurança e técnicos em segurança do trabalho. São esses profissionais da área que fazem a prevenção de riscos existentes nos ambientes de trabalho; os riscos ambientais são causadores de acidentes e doenças do trabalho.
A Segurança do Trabalho deve ser desenvolvida em conjunto com a Medicina do Trabalho e com uma equipe multidisciplinar composta por engenheiro de segurança, técnico em segurança do trabalho, médico do trabalho, e, ainda, contar com a colaboração do enfermeiro do trabalho e o técnico em enfermagem do trabalho.
É consenso, hoje, que a Segurança do Trabalho é uma atividade em que os seus programas de prevenção, quando implantados nas organizações, proporcionam benefícios para o trabalhador na saúde e no desempenho profissional. E para as empresas, além da melhora da performance de produção, reduzem ou eliminam os transtornos administrativos.
A Segurança do Trabalho desenvolve várias ações de prevenção na empresa. Entre elas temos:
- Elaboração e gestão do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos;
- Elaboração e gerenciamento do PPRA NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
- Elaboração e gerenciamento do PCMAT NR-18 – Programa de Controle do Meio Ambiente na construção civil;
- Elaboração e gerenciamento do LTCAT – Laudo de Condições Ambientais do Trabalho;
- Elaboração e gestão do Plano Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde – PGRSS;
- Elaboração do Mapa de Riscos NR-09;
- Elaboração de Laudo de Insalubridade NR-15;
- Elaboração de Laudo de Periculosidade NR-16;
- Treinamento de prevenção de acidentes do trabalho em altura NR-35;
- Treinamento de prevenção de acidentes do trabalho confinado;
- Treinamento de prevenção de acidentes com eletricidade NR-10;
- Curso para Cipeiros NR-5;
- Planejamento e execução da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.
- Treinamento de uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual NR-6;
A Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho MULTI LIFE é uma clínica que atua segundo os conceitos técnicos, éticos e normativos. Está habilitada para desenvolver as várias ações de segurança acima mencionadas; gerenciando e executando os programas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho de organizações em Brasília e nas demais unidades da Federação.
Fontes:
Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia – https://www.gov.br/trabalho/pt-br
Norma Regulamentadora NR-9 – https://sit.trabalho.gov.br/portal/index.php/ctpp-nrs/nr-7?view=default
Antônio R. Negrão Costa
Médico Especialista em Medicina do Trabalho CRM-DF 6528
Diretor Médico e de SST da Clínica MULTILIFE