POR QUE O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO É NECESSÁRIO PARA AS EMPRESAS?

Você já viu aquele profissional que atua na empresa à semelhança de um fiscal e que está sempre atento como você trabalha, se usa os equipamentos de proteção e se está seguindo as normas de segurança? Pois bem, siga lendo este post sobre a importância dela para a sua empresa.

O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional especializado que faz a prevenção de riscos ambientais causadores de acidentes e doenças do trabalho nas organizações.

Esse técnico é o profissional responsável por manter a empresa em operação sem acidentes de trabalho. Ele é o cuidador  dos trabalhadores na área da segurança do trabalho e seu trabalho é manter esses trabalhadores livres dos acidentes e das doenças causadas pela inexistência ou aplicação inadequada de medidas de prevenção.

O Os programas da Segurança do Trabalho proporcionam benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Com isso, há melhora no desempenho profissional dos empregados. E entre os benefícios advindos para a empresa, além da melhora da performance de produção, temos a neutralização de transtornos administrativos e de notificações e multas impostas pelos órgãos fiscalizadores.

O Técnico em Segurança do Trabalho é que elabora os programas de prevenção de acidentes, desenvolve as táticas de segurança na empresa e treina e orienta o trabalhador na prevenção de acidentes. O que se reveste de grande importância e utilidade para as empresas.

Mas, a importância e utilidade do técnico em segurança vai além do até aqui mencionado; ele desenvolve várias ações de prevenção na empresa. Vejamos algumas atividades:

  • Elaboração e gerenciamento do PPRA NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
  • Elaboração e gestão do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos;
  • Elaboração do Mapa de Riscos NR-09;
  • Treinamento de prevenção de acidentes do trabalho em altura NR-35;
  • Treinamento de prevenção de acidentes do trabalho confinado;
  • Curso de CIPA NR-5;
  • Treinamento de uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual NR-6;

A Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho Multi Life tem em seus quadros Técnicos em Segurança do Trabalho com habilidades para realizar as atividades acima mencionadas e que atuam seguindo conceitos técnicos, éticos e normativos no atendimento das empresas.

 

 

Antônio R. Negrão Costa
Médico Especialista em Medicina do Trabalho CRM-DF 6528
Diretor Médico e de SST da Clínica MULTILIFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *