Por que elaborar o Laudo de Ergonomia do Trabalho? A Avaliação ergonômica tem alguma finalidade? Saiba mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo.
A Ergonomia no trabalho ou ergonomia ocupacional trata da inter-relação entre o homem e o trabalho. A sua finalidade é desenvolver ações nos ambientes de trabalho que proporcionem uma adequada integração entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência e eficácia operacional das empresas.
Apresentamos algumas razões para que as empresas elaborem a AET (Análise Ergonômica de Trabalho) e o Laudo de Ergonomia:
- A AET e o Laudo de Ergonomia definem se o ambiente de trabalho é adequado ou não ergonomicamente para a atividade laboral.
Elaborados por médico do trabalho ou engenheiro de segurança, após a realização da AET (Avaliação Ergonômica do Trabalho) e atesta a existência de conformidade ou inconformidade ergonômica, no local de trabalho. O laudo de ergonomia tem como objetivos definir os agentes nocivos ergonômicos dos ambientes de trabalho, mapear os locais onde esses agentes ergonômicos estão presentes, bem como, classificar as funções expostas a esses agentes nocivos para que sejam realizadas as correções e se evitem os danos à saúde dos empregados.
- A AET e o Laudo de Ergonomia permitem que a empresa identifique os agentes nocivos nos ambientes de trabalho.
Os agentes nocivos ergonômicos no trabalho causam doenças, danos de ordem física ou psicológica aos indivíduos comprometendo diferentes sistemas e aparelhos, tais como, o auditivo, o aparelho visual e o sistema ósteo-muscular. Dentre os agentes nocivos ergonômicos temos: trabalho físico pesado; posturas incorretas; posições incômodas; repetitividade de tarefas, monotonia de atividades; ritmo excessivo; trabalho em turnos e trabalho noturno; jornada excessiva de trabalho. Quando os trabalhadores estão expostos aos agentes ergonômicos nos seus ambientes de trabalho, os males são considerados doenças ocupacionais e as mais conhecidas são a DORT (Doença Ósteo-Muscular Relacionada ao Trabalho) e a PAIRO (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional).
- A AET Laudo de Ergonomia possibilitam que a empresa atenda às exigências legais.
O Laudo é uma exigência da NR-17 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego. O Laudo é antecedido da Análise Ergonômica do Trabalho. Essa análise realizada por médico ou engenheiro com especialização em Ergonomia é que conclui se há ou não o risco ergonômico e se o trabalhador está ou não exposto. Daí porque é necessário e obrigatório para todas as empresas e instituições que tenham empregados que exerçam atividades que possam comprometer o aparelho auditivo, o aparelho visual, o sistema ósteo-muscular e o conforto térmico.
A empresa deve elaborar o Laudo de Ergonomia porque é um laudo que relaciona os agentes nocivos ergonômicos existentes nos ambientes de trabalho da empresa, as funções e atividades que estão expostas a esses agentes nocivos, bem como, apresenta as recomendações de prevenção e correção da inadequação e permite, ainda, que a empresa cumpra a sua função social de produzir bens e serviços sem causar danos ao meio ambiente e ao homem.
Os órgãos que fiscalizam a elaboração da AET e do Laudo de Ergonomia no Brasil são o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho. A NR-28 prevê multa para os descumprimentos das normas de segurança do trabalho, entre elas, a NR-17 de Ergonomia. A legislação que regulamenta a Ergonomia e a elaboração do Laudo de Ergonomia é a Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17) da Portaria 3214/78 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego.
- A AET e o Laudo de Ergonomia permitem que empresa e empregado adotem medidas de prevenção de doenças ocupacionais.
O laudo permite que empresa e empregado identifiquem as mazelas provocadas por falta de conforto ambiental, tais como, desconforto auditivo, desconforto térmico, desconforto de iluminação, etc. E permite que a empresa tenha as informações de inadequação ambiental e as recomendações de correção e quais as funções e atividades que estão expostas aos desconfortos; com isso pode adotar medidas reparadoras e evitar transtornos administrativos e operacionais.
A Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho MULTILIFE possui profissionais qualificados com especialização em Ergonomia (Médico do Trabalho e Engenheiro do Trabalho) para elaborar o A Análise Ergonômica de Trabalho e o Laudo de Ergonomia. Os serviços de Ergonomia que a Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho MULTILIFE executa para empresas em Brasília e demais Unidades da Federação são: elabora o Laudo; assume a Responsabilidade Técnica junto aos órgãos fiscalizadores; assessora nas medidas preventivas e reparadoras e, ainda, ministra treinamentos e palestras de prevenção de exposição aos agentes nocivos ergonômicos.
Fonte:
Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia – https://www.gov.br/trabalho/pt-br
Norma Regulamentadora NR-17 da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia
Antônio R. Negrão Costa
Médico Especialista em Medicina do Trabalho CRM-DF 6528
Diretor Médico e de SST da Clínica MULTILIFE