PROGRAMA DE CONTROLE DO ABSENTEÍSMO POR DOENÇA

 

O Absenteísmo por doenças é a falta ao trabalho por motivo de doenças. A falta por outros motivos é, também, absenteísmo, mas de causas diferentes de doenças.

O Programa de Prevenção e Controle de Absenteísmo, por motivo de doenças, é um programa de gestão de faltas ao trabalho que tem como objetivo implantar na empresa ações de enfrentamento ao absenteísmo, sem prejuízo da saúde e bem-estar do empregado, para que sejam minimizadas as faltas ao trabalho por doenças e reduzidos os custos da empresa com essas ausências.

Muitas empresas confundem a homologação de atestado médico com o programa de gestão de absenteísmo. A homologação de atestados é um instrumento imprescindível para o controle de faltas ao trabalho, mas não deve ser considerada como a “ferramenta para acabar com as faltas no trabalho” ou equiparada a um Programa de Prevenção e Controle de Absenteísmo. A homologação é, apenas, uma das fases de ajuda na prevenção e controle de faltas ao trabalho por motivo de doenças. Na ação de reduzir faltas ao trabalho não deve ser empregada isoladamente. O que efetivamente realiza a prevenção e o controle de faltas ao trabalho é o Programa de Gestão do Absenteísmo que reúne um conjunto maior de atividades aplicadas para controlar e prevenir essas faltas por motivo de doenças.

As premissas que balizam programa de redução do Absenteísmo são:

– Aplicação de técnicas de prevenção, redução e controle do Absenteísmo, obedecendo rigorosamente a ética médica e de gestão de pessoas.

– Emprego de apoio irrestrito ao colaborador com doença para a resolução do problema. Significa dizer que se o colaborador não tiver problema de saúde não deve procurar o serviço médico.

– Aplicação de ações administrativas para que a empresa não seja lesionada em situações de simulação de doença para obtenção de vantagens ilícitas pelo colaborador.

– Aplicação de ações de controle de faltas por saúde em conjunto com as gerências de RH e operacional e com a alta direção da empresa.

O Programa é desenvolvido em conjunto com o setor de Recursos Humanos da empresa e consta de 4 fases:

1 – Diagnóstico de situação e “partida” do programa

2 – Trabalho de campo

3 – Desenvolvimento do programa por equipe multidisciplinar.

4 – Avaliação de resultados

Entre as várias atividades do Programa de Prevenção e Controle de Absenteísmo destacam-se:

a. Monitoramento da apresentação e validação de Atestados Médicos (homologação);

b. Emissão de relatórios de ações do programa de absenteísmo;

c. Acompanhamento da saúde dos empregados em gozo de benefício do INSS (31 e 91);

d. Relatório Médico de contestação de acidente de trabalho junto ao INSS;

e. Avaliação médica dos acidentes de trabalho para preenchimento de CAT e encaminhamento à Perícia Médica do INSS;

f. Orientação e conscientização sobre o adequado uso de Atestados Médicos pelo empregado, bem como do uso conciente e não abusivo do plano de saúde da empresa; e

g. Processo de reintegração ao trabalho dos empregados que se encontram em afastamento prolongado pelo INSS.

A MultiLife Medicina e Segurança do Trabalho tem larga experiência na gestão de faltas do empregado por motivo de doenças em empresas privadas. Dispõe de um Programa de Controle do Absenteísmo elaborado e desenvolvido por equipe multidisciplinar (médico, psicólogo e assistente social).

Antonio Negrão Costa CRM DF 6528
Diretor Médico

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